Tema da redação

Incivilidades e Infrações

Após ler os textos motivadores a seguir, considere que cometer incivilidades e infrações como as apresentadas e ser complacente com elas constituem atitudes prejudiciais ao convívio social e:

escolha uma ou mais atitudes de cada uma das listas;

avalie, a partir de suas escolhas, por que tanto incivilidades quanto infrações impedem a construção de uma sociedade sadia; e
redija redação, de caráter dissertativo, defendendo seu ponto de vista.


Dados gerais


...
Revisões
...
redações
...
criterios revisados

Textos motivadores:

Em estado natural, sem as construções sociais, "a vida do homem é solitária e pobre [...]". Por isso, criaram-se normas necessárias ao bom convívio social, como as que dizem que "os homens devem cumprir os pactos que celebrarem" e que não devem "declarar ódio e desprezo pelo outro por atos, palavras, atitudes ou gestos". Em síntese, espera-se que os homens cultivem as virtudes da civilidade.

Adaptado de LINHARES, Juliana. Veja, 4 nov. 2009.

É fácil condenar os outros, indignar-se, quando eles cometem infrações. Difícil é reconhecer nossos próprios "pequenos delitos" no dia a dia, aqueles para os quais sempre temos uma justificativa na ponta da língua e dos quais temos pouca consciência. Assim, por exemplo, de manhã cedo, ao levar as crianças à escola, muitas vezes nos damos o direito de estacionar em fila dupla ou em cima da faixa de segurança. Na verdade, desconsideramos que isso é proibido pela legislação de trânsito e que colocamos em risco os demais transeuntes.

Adaptado de: ANDERSEN, José. Zero Hora, 13 nov. 2009.

Observe as duas listas abaixo. Uma relaciona atitudes que denotam falta de civilidade; a outra, atitudes que infringem a lei: 


Escreva Revise