Em vez de: indica substituição, simples troca e equivale a “em lugar de”. Exemplos: EM VEZ DE ir ao cinema, foi ao teatro; EM VEZ DE estudar, fica brincando.
Ao invés de: indica situação contrária, oposição. Exemplos: Subi, AO INVÉS DE descer; Chorou, AO INVÉS DE sorrir.
A par: a expressão denota tomar conhecimento de algo, inteirar-se a respeito de determinado fato ou assunto. Exemplos: Nós estamos A PAR de todos os acontecimentos sobre os exames finais; Ela ficou A PAR das últimas notícias.
Ao par: termo com sentido de mesmo valor, se equivalem cambialmente falando. Exemplos: O dólar e o euro continuam AO PAR; O lançamento das ações foi feito AO PAR.
Perda é um substantivo, vindo geralmente acompanhado de artigo(antes) ou da preposição “de” (depois). Exemplos: Estudar não é PERDA de tempo; A PERDA de memória é um problema comum.
Perca é forma do verbo “perder”. Exemplos: Não PERCA a paciência; Você quer que eu PERCA o jogo?
A fim: indica “com o propósito”, “com o intuito”, finalidade, objetivo pretendido. Exemplos: Estudo A FIM de ter uma vida melhor; Voltou para casa mais cedo A FIM de estudar.
Afim: significa algo semelhante, parecido, similar. Exemplos: Possuem temperamentos AFINS, por isso se relacionam tão bem; A física é uma disciplina AFIM da química.
“A tecnologia vai reinventar o negócio, mas as relações humanas continuarão a ser a chave para o sucesso.” (Stephen Covey, escritor americano)- Citação focada na temática da Tecnologia
Usa-se AM em verbos no passado, indicando ações que já aconteceram. Exemplos: Eles escreverAM uma história ontem; Eles dormirAM cedo semana passada.
ÃO é usado em verbos no futuro, indicando ações que ainda irão acontecer. Exemplos: Semana que vem eles irÃO sair; Eles jantarÃO aqui amanhã.
Apressar significa acelerar, abreviar, antecipar. Exemplos: Vamos APRESSAR para não perder o trem; João APRESSOU a execução das tarefas.
Apreçar é avaliar o preço. Exemplos: O confeiteiro APREÇOU o bolo; O lojista APREÇOU os produtos
Por que: utiliza-se para introduzir perguntas, ”por qual motivo”, equivale a pelo(s) qual(is),pela(as) qual(is). Exemplos: POR QUE você saiu?; POR QUE você estuda tanto?
Porque: introduz as ideias de causa e explicação, equivale a “pois”, “uma vez que”, “já que”. Exemplos: Saí, PORQUE já estava atrasada; Ele dormiu cedo, PORQUE estava muito cansado.
Por quê: utiliza-se no final de frase, acompanhado de sinais de pontuação. Exemplos: Ele dormiu cedo, POR QUÊ?; Alguém abriu a janela e quero saber POR QUÊ.
Porquê: quando é substantivo e substitui “motivo”, “razão”. Exemplos: Não consigo entender o PORQUÊ da sua ausência; Você sabe o PORQUÊ disso.
Viagem é um substantivo feminino. Exemplos: A VIAGEM será longa; Nossos amigos estão com uma VIAGEM planejada para janeiro.
Viajem indica a terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo e o imperativo do verbo “viajar”. Todas as flexões também acompanham essa grafia. Exemplos: Espero que eles VIAJEM com segurança; VIAJEM sem mim, não quero sair de casa essa semana.
Citação da escritora Cristiane Sobral que pode ser utilizada em sua redação como repertório legitimado: "Não vivemos em um país bi-racial, vários grupos étnicos fizeram parte da formação do Brasil.".
A gente:: locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome pessoal “nós”. Exemplos: A GENTE vai ao cinema amanhã; Toda A GENTE viu como ela ficou transtornada.
Agente: substantivo comum que usamos quando queremos dizer que uma pessoa faz alguma coisa, o agente da ação. Exemplos: O AGENTE de saúde está de plantão no hospital; O AGENTE de polícia prendeu o suspeito.
Abaixo: é um advérbio que significa “em posição inferior”, “em lugar menos elevado”, “em situação de menos importância”. Exemplos: Os documentos estão ABAIXO da mesa; Os preços estão na tabela ABAIXO.
A baixo: usado para estabelecer uma relação com as expressões “de cima”, “para baixo”. Tem sentido de direção. Exemplos: O estilista olhou a modelo de cima A BAIXO; Ele olhou o prédio de cima A BAIXO e decidiu entrar.
Ai: interjeição de dor, desaprovação, tristeza, desespero, susto. Exemplos: AI, que tristeza essa conta para pagar; Suportou sua dor sem dar um AI.
Aí: advérbio de lugar, “nesse lugar”, aponta para o lugar onde se encontra a pessoa com quem se fala, um lugar já mencionado. Exemplos: O livro está AÍ, perto de você; Queria morar no interior, para viver AÍ tranquilamente.
Denotação é o emprego da palavra no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários. Exemplos: Relampejou durante a noite; A Luz que ilumina o dia é natural.
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido figurado, que depende do contexto. Exemplos: Seus olhos relampejaram de ódio; Minha vida é um mar de esperanças.
Senão: conjunção adversativa, “caso contrário”, “sem o que”, “mas sim”, “a não ser”. Exemplos: Ande logo, SENÃO chegaremos atrasados; Não fiz isso para irritá-lo, SENÃO para motivá-lo.
Se não: estabelece relação de condição, ”caso não”, “quando não”. Exemplos: SE NÃO chover, irei à praia; Vamos vacinar 90% das crianças, SE NÃO todas.
Comprimento: distância entre dois pontos, dimensão, extensão, altura, tamanho de alguém ou alguma coisa, indica extensão longitudinal, vertical ou temporal. Exemplos: Qual o COMPRIMENTO desta faixa?; A costureira mediu o COMPRIMENTO da barra da calça;
A régua tem o COMPRIMENTO de trinta centímetros.
Cumprimento: ato de cumprir, cumprimentar, saudação, elogio, felicitação, ação ou resultado de cumprir, realizar algo, palavra ou gesto de saudação. Exemplo: Antes de partirem para a lua de mel, o casal recebeu os CUMPRIMENTOS dos convidados; Depois de muitas negociações, o acordo entre os dois países foi CUMPRIDO.
A tempo: significa “na hora certa”, “no momento adequado”. Exemplos: Os policiais não chegaram A TEMPO de prender os assaltantes; Saiu A TEMPO de não participar da briga
Há tempo: é o mesmo que “faz tempo”. Exemplos: Não a vejo HÁ TEMPO; Ele chegou HÁ TEMPO.
Pousar significa, principalmente, aterrissar, colocar e descansar. Exemplos: O pássaro POUSOU; POUSOU a colher na mesa.
Posar significa fazer pose ou fazer-se de algo. Exemplos: O manequim POSOU; O menino POSA de bonzinho.
Sexta: numeral ordinal correspondente a seis; substantivo feminino. Exemplos: Vamos à praia na SEXTA?; A SEXTA parte desse documentário irá ao ar no dia 30.
Cesta: utensílio de plástico, alumínio, ferro ou madeira que se usa para transportar objetos, alimentos, roupas, etc. Exemplos: Leve a CESTA para a feira; A alça da CESTA quebrou.
Enfrente: é a conjugação do verbo “enfrentar”. Exemplo: Esperamos que o nosso time ENFRENTE o time adversário; ENFRENTE esta situação.
Em frente: é uma locução adverbial de lugar que indica algo em posição frontal em relação à outra coisa. Exemplo: A praça EM FRENTE à biblioteca; Prossiga EM FRENTE e conseguirá a vitória.
Mas: é a principal das conjunções adversativas. Relaciona-se com pensamentos contrastantes, opositivos ou restritivos. Exemplos: Gosto de navio, MAS prefiro avião; Não compareceu ao aniversário, MAS enviou o presente.
Mais: é o pronome ou advérbio de intensidade. Está relacionado com quantidade, grandeza, superioridade ou comparação. Exemplos: Ele escolheu a camiseta MAIS cara da loja; Você quer seu café com MAIS açúcar.
Mau: é um adjetivo e é utilizado como contrário de bom. Exemplos: Rafael é um MAU garoto; Ele é um homem MAU.
Mal: pode ser advérbio de modo(contrário de bem), substantivo(sentimento de tristeza)e conjunção temporal. Exemplos: Seu MAL não tem cura; Meu primo dirige muito MAL; MAL cheguei em casa, a campainha tocou
A cerca de: indica aproximação; significa “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”. Exemplos: Minha família mora A CERCA DE 2 quilômetros daqui; O rapaz foi encontrado A CERCA DE dez metros daqui
Acerca de: é uma locução prepositiva e equivale a “sobre” e “a respeito de”. Exemplos: Estávamos conversando ACERCA DE concursos; Falávamos ACERCA DE sua opinião sobre o passeio.
Há cerca de: está indicando o verbo “haver” no sentido de tempo decorrido, sem saber o período com exatidão de dias, meses ou anos. Aproxima-se do sentido de “faz” também quando se refere a tempo. Exemplos: HÁ CERCA DE três anos não visito meus familiares; Estudo para concurso HÁ CERCA DE dois anos.
“A televisão tem feito muito pela psiquiatria ao espalhar informações sobre ela, bem como ao contribuir para a necessidade dela.” (Alfred Hitchcock, diretor e produtor britânico)- Citação que pode ser utilizada no contexto da Saúde Pública
Traz é a forma conjugada na terceira pessoa do singular do verbo “trazer”. Exemplos: O autor TRAZ para o seu romance a questão da seca; Ele sempre TRAZ flores quando vem me ver.
Trás indica uma situação posterior. Junto com outras preposições e advérbios, compõem as locuções “por trás”, “para trás”, “para trás de”. Exemplos: Ele estava POR TRÁS disso tudo desde o começo; Ande mais depressa, senão ficará PARA TRÁS.
Atrás é um advérbio de lugar. Exemplos: Ele estava ATRÁS de mim quando tudo aconteceu; O ponto de ônibus fica ATRÁS do mercado.
Retificar é um verbo que tem o sentido de “refazer, corrigir, emendar”. Exemplos: É preciso RETIFICAR o comunicado antes que seja publicado; Vou RETIFICAR o gabarito da prova de Geografia antes de enviar aos alunos.
Ratificar é um verbo que tem o sentido de “confirmar, reafirmar, validar, autenticar”. Exemplos: A notícia foi RATIFICADA e não há o que fazer por enquanto, somente esperar; Pedro RATIFICOU a presença no evento e solicitou mais dois ingressos por e-mail.
A princípio significa no início, no começo, no primeiro tempo, inicialmente, antes de mais nada, antes de tudo, antes de qualquer coisa. Exemplos: A PRINCÍPIO iremos ler o relato do que aconteceu e só de seguida iremos ouvir suas explicações; Eu queria ser médica A PRINCÍPIO, mas depois preferi ser veterinária.
Em princípio significa em tese, em teoria, teoricamente, conceitualmente, de modo geral. Exemplos: EM PRINCÍPIO, todos os alunos passarão para a quarta série; Todos os cidadãos têm, EM PRINCÍPIO, direitos iguais perante a lei.
1.ª pessoa: Indica quem fala - eu e nós; EU gosto de quindim.
2.ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; TU gostas de quindim?
3.ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles. ELE gosta de quindim.
Este é o pronome que faz referência ao que ainda será citado. Exemplos :É este o meu propósito: gerar questionamentos em vocês; “Doutor do tudo e do nada”, foi este o livro que li nas férias.
Esse é o pronome que faz referência ao que ainda será citado. Exemplo: A terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação.
Romance: narrativa complexa com vários conflitos, cenários e personagens
Novela: intermédio entre romance e conto. Único conflito e número reduzido de personagens
Conto: narrativa curta com um único conflito
Crônica: narrativa breve sobre acontecimentos do dia a dia
Fábula: narrativa breve e fantasiosa dando sempre um ensinamento
Sessão é um substantivo feminino que representa o tempo de uma reunião, de um espetáculo, de uma consulta ou de um exercício. Exemplos: Foi convocada uma SESSÃO extraordinária para votação; Chegamos atrasados e não tinha mais ingresso para a última SESSÃO do filme.
Seção: é um substantivo feminino que deriva do verbo secionar, que significa cortar em partes. Exemplos: Para formatar meu artigo em capítulos, inseri quebra de seção no arquivo; A seção de ensino e pesquisa da universidade terá um novo chefe.
Cessão: é um substantivo feminino que deriva do verbo ceder, é usada para indicar a transferência de qualquer bem ou direito para algo ou alguém. Exemplos: Para publicar o artigo, precisei assinar um termo de cessão de direitos autorais. A cessão de recursos para a reforma de biblioteca foi aceita.
Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo.
Há alguns tipos de apostos:
Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.
Especificador: individualiza, coloca à parte um substantivo de sentido genérico: Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.
Enumerador: sequência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior: O aluno deve ir à escola munido de todo material escolar: borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.
Resumidor: resume termos anteriores: Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.
Vocativo é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido. Exemplos: Amigos, vamos ao cinema hoje?; Lindos, nada de bagunça no refeitório!
Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Exemplo: Ela anda feliz
Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Exemplo: Os jogadores andam pelo gramado.
Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Exemplo: Os jogadores andam pelo gramado cansados.
Oxítonas- intensidade se manifesta na última sílaba. Exemplos: caFÉ – ciPÓ – saCI– cheGAR – paRAR– rePOR...
Paroxítonas – a tonicidade recai sobre a penúltima sílaba. Exemplos: Útil – PREto – FESta – MEsa – TÓrax...
Proparoxítonas – tonicidade se manifesta na antepenúltima sílaba. Exemplos: LÂMpada – CÔmoda – CÂnone – TÔnico – SÍlaba...
Tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem. Exemplo: Ela tem um senso de justiça notável. X Têm corresponde à terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ter. Isso quer dizer que representa eles/elas têm. Exemplo: Os meninos têm uma energia inesgotável.
VEM é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde. X VÊM é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Exemplo: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!”
Diário: texto pessoal, no qual uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, acontecimentos etc
Relato: texto que relata sobre algo. Apresenta um conjunto de informações sobre experiências vividas
Notícia: texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real
Cardápio: descrição sobre o que é servido em determinado restaurante
Anúncios de classificados: textos breves com o objetivo de vender um determinado produto ou anunciar algo
Resenha: texto que apresenta uma síntese das principais ideias contidas em uma obra.
Artigo: texto em que o apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema. Divide-se em artigo de opinião e artigo científico.
Ensaio: texto optativo em que se expõe ideias, críticas e impressões pessoais, avaliando determinado tema.
Texto editorial: texto jornalístico opinativo
Monografia: trabalho de conclusão de curso
“Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” (Paul Atson, cofundador do Greenpeace)- Citação envolvida na temática do Meio Ambiente
Seminário: apresentação de informações através de linguagem oral
Palestra: exposição de ideias, por alguém com amplos conhecimentos de um tema e que deseja passar a determinado público
Entrevista: interação entre duas pessoas, no qual o entrevistador faz perguntas e o entrevistado responde-as
Conferência: discurso em público sobre um tema concreto ou para tratar de algum negócio
Ponto Final(.): utilizado para terminar a ideia ou discurso, indicar o final de um período e nas abreviações= O filme recebeu vários prêmios./ Sr. João, lamentamos informar que o seu voo foi cancelado
Ponto e Vírgula(;): serve para separar várias orações dentro de uma mesma frase, para separar uma relação de elementos, podendo ser usado também para omitir verbos= No capítulo a seguir estudaremos os seguintes temas: Idade Antiga; Idade Média; Idade Contemporânea./ Na hora do crime Rafaela estava com os amigos; José (estava) com seus pais.
Dois Pontos (:):é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração= Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Para separar elementos: Vou precisar de farinha, ovos, leite e açúcar.
Depois do vocativo: Ana, atenda a campainha.
Entre o aposto: João, professor do ensino médio, está de licença
Depois dos advérbios “sim” e “não”: Sim, estamos satisfeitos com os resultados
Nas orações subordinadas adverbiais: Embora estivesse mau tempo, fomos à praia
Nas orações subordinadas adverbiais adjetivas explicativas: Gregório de Matos, que é a principal expressão do barroco no Brasil, era conhecido como “boca de inferno”
Na omissão de verbos: Vamos de carro; eles, de ônibus
Acompanhando local e data: Brasil, 17 de agosto de 2020
Injunção: instruir/orientar o leitor
Usa verbos no imperativo
Manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.
Exposição: apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e sucinta
Reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário etc.
Ponto de interrogação(?): interrogar, perguntar= Quer ir ao cinema comigo?
Ponto de exclamação(!): exclamar, denota sentimentos como surpresa, desejo, susto, entusiasmo= Ganhei!
Reticências(...): suprimir palavras, textos ou até mesmo indicar que o sentido vai muito além do que está ali expresso na frase= Ana gosta de comprar sapatos, bolsas .../Não sei… Preciso pensar no assunto...
Aspas(‘“ ”):
Citação direta: Como disse Sócrates “Só sei que nada sei”
Citar obras: A “Gioconda” é a obra mais famosa de Leonardo da Vinci
Estrangeirismo: Esperamos o “feedback” da professora
Transcrições: “Amor é fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente (Luís de Camões, Rimas, 1953)”.
Exprimir ironia: Eles se comportaram “super bem”
Parênteses[()]:
São utilizados para isolar explicações ou acrescentar explicações acessórias=Cheguei em casa cansada, jantei (um sanduíche e um suco) e adormeci no sofá
Travessão(-):
Utilizado no início de frases diretas para indicar os diálogos do texto, bem como substituir os parênteses= João disse: -Estou com fome!/ Maria- funcionária da prefeitura- aconselhou-me que eu fizesse assim.
Índice de indeterminação do sujeito: Acredita-SE em mudança (tem preposição)
Pronome apassivador: Aluga-SE casa (não tem preposição)
Pronome reflexivo:O menino feriu-SE (pratica e sofre a ação)
Conjunção condicional: Farei uma boa prova SE estudar (condição para que algo ocorra)
Homônimos: Palavras iguais de alguma forma
Homógrafos: mesma escrita= Gosto(sabor);Gosto(verbo gostar)
Homófonos: mesmo som= Acento(sinal gráfico); Assento(objeto)
Perfeitos: mesma escrita e som= Morro(monte); Morro(verbo morrer)
Parônimos: Palavras com grafia e som parecidos =Comprimento(dimensão); Cumprimento(saudação)
Vogais são os fonemas sonoros, ou sons laríngeos, produzidos por uma corrente de ar que passa livremente pela boca entreaberta, chegando ao exterior sem fazer ruído. Exemplos: ave, som, lã, luz, globo
Semivogais são os fonemas que se unem a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: vai, andei, ouro, água.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" Nelson Mandela
"A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação"
Pode(presente): Remete ao momento presente, ao que está acontecendo agora; terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Exemplo: Conhecendo as regras ortográficas, agora ele PODE escrever corretamente
Pôde:(passado): Refere-se ao passado, à algo já ocorrido; terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Exemplo: Ele não PÔDE escrever corretamente, porque não entendia a regra ortográfica
Me: forma pronominal que completa o sentido de um verbo sem o auxílio de uma preposição. Exemplo: Os alunos sempre ME respeitaram
Mim: pronome que é sempre acompanhado por preposição (a, de, para, sem, por). Exemplo: Os alunos sempre respeitaram a MIM.
Formas de anulação da redação do ENEM:
1. desenhos; 2. assinar a prova; 3.utilizar sinal gráfico que não faz parte do texto; 4.texto ilegível; 5. uso de número(s) isolado(s) do corpo do texto; 6. texto em língua estrangeira ou com sete linhas ou menos em língua portuguesa; 7.recusa explícita de escrever a redação
Demais: advérbio de intensidade(excesso). Exemplo: Perdemos tempo DEMAIS nas filas De mais: oposição a “de menos” e é sempre ligado a um substantivo. Exemplo: Quem tem amor, não precisa DE MAIS nada
Destratar: tratar mal, insultar, ofender ou maltratar com palavras. Exemplos: Ela foi DESTRATADA em público pelo colega; Aquela atriz DESTRATOU os jornalistas
Distratar: desfazer, rescindir ou anular um contrato, um trato ou pacto. Exemplos: Os pesquisadores vão DISTRATAR o que combinaram antes; Foi necessário DISTRATAR o contrato de ordem
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Imergir: significa mergulhar, afundar, submergir. Exemplos: O salva-vidas IMERGIU e resgatou o menino que estava se afogando; A pedra IMERGE na água, pois é mais densa
Emergir: algo surgiu, veio à tona ou quando alguém sair de onde estava mergulhado. Exemplos: Aquele país irá EMERGIR como uma grande potência econômica; Os conhecimentos EMERGIRAM na prova
Cozer: significa cozinhar, preparar alimentos ao fogo. Exemplos: A cozinheira passa o dia COZENDO no restaurante; O pai COZEU as batatas para o jantar
Coser: significa costurar, unir linha com agulha. Exemplos: A costureira passa o dia COSENDO em sua máquina; Minha mãe vai COSER minha blusa agora.
Conserto: tem significado de reparo, ajuste, restauro. Exemplos: A casa passará por alguns CONSERTOS antes de ser colocada à venda; Fiz o CONSERTO do meu celular, visto que ele não estava funcionando
Concerto: significa um espetáculo musical, consonância de sons ou vozes. Exemplos: Minha banda fará um CONCERTO nesta sexta; Ela só gosta de CONCERTOS de rock.
Próclise: o pronome é colocado antes do verbo; isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome, como palavras que expressam negação, pronomes relativos, indefinidos e demonstrativos, advérbios e locuções adverbiais, palavras que expressam desejo e também orações exclamativas, conjunções subordinativas e palavras interrogativas no início das orações. Exemplos: Não O quero aqui; Conforme LHE disse, hoje vou sair mais cedo.
Mesóclise: o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito. Exemplos: Orgulhar-ME-ei dos meus alunos; Orgulhar-ME-ia dos meus alunos.
Ênclise: o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal, como verbos no imperativo afirmativo, verbos no infinitivo impessoal e verbos no início das orações. Exemplos: O seu maior sonho é casar-SE; Surpreendi-ME com o café da manhã.
Tipo textual exigido no ENEM e em outros vestibulares.
Principal objetivo: expor ideias, conceitos e teorias de maneira persuasiva.
Se fundamenta em relações argumentativas, em que se espera do candidato uma defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto.
A base dessa argumentação deve ser legitimada, por meio de exemplificações e citações.
É avaliado como o participante se apropria da proposta de redação- aplicando conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema de forma plena e consistente- , bem como do texto dissertativo- argumentativo, demonstrando conhecimento sobre os limites estruturais da tipologia textual em prosa.
Na competência II identificaremos se a redação está adaptada à tipologia exigida ou se há presença de traços constantes de outros tipos textuais, bem como a proporção entre as partes do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, se há partes embrionárias.
Trata-se de um repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experiências vividas com auxílio das áreas do conhecimento.
Apresentar conceitos e suas definições; fatos ou períodos históricos reconhecidos; referência a nome de autores, filósofos, poetas, livros, obras, peças, filmes, esculturas, músicas; referência na área do conhecimento; referência a estudos e/ou pesquisas; referência aos meios de comunicação
As informações atribuídas as respectivas fontes não serão consideradas repertório legitimado se estiverem presentes nos textos motivadores
Aquele que têm vínculo com a discussão proposta pelo participante
A pertinência ao tema se encontra na referência direta que o participante apresenta, por meio de conceitos, informações, fatos ou citações
Não atendimento ao tipo textual: Texto que não está, em sua maioria, na tipologia dissertativa- argumentativa. Esse fato zera a redação do participante
Traços constantes de outros tipos textuais: Texto que é predominantemente dissertativo- argumentativo, porém contém traços constantes de outros tipos textuais em alguns momentos. Esse texto deve ser avaliado no nível 1 da Competência II.
Se configuram por partes curtas da redação (com até 3 linhas), levando o candidato a ser avaliado no nível 2 da Competência II
Embora a redação apresente abordagem completa do tema e as 3 partes do texto dissertativo-argumentativo, 2 dessas partes são embrionárias.
São eles as preposições, conjunções e advérbios conectivos
Emprego de elementos linguísticos responsáveis pela coesão, verificando se eles estão colaborando para a articulação da argumentação do texto
Analisa-se a presença destes elementos, se ocorre a repetição deles e se sua utilização ocorre de maneira adequada
Recorrência dos mesmos elementos coesivos
Não se trata de contar as palavras repetidas, mas sim de verificar em que medida essa repetição prejudica (ou não) a articulação dos argumentos dentro de um dado conjunto textual.
A repetição é uma problemática quando se torna escassa a diversidade do repertório coesivo, por não haver, por parte do autor do texto, uma preocupação em valer-se de recursos variados. A variedade no repertório traz maior fluidez à construção dos sentidos da produção textual.
Uso equivocado dos elementos coesivos
Embora o elemento esteja presente no texto, ele não contribui para o encadeamento dos enunciados
“As pessoas estão se conscientizando da importância de não acreditar em tudo o que leem nas redes sociais, portanto, ainda são facilmente manipuladas”= portanto, que é conclusivo, sendo usado em uma situação adversativa
“A grande maioria das pessoas não tem conhecimento de como funcionam os algoritmos e o processo de controle de dados na internet, mas continuam sendo manipuladas cotidianamente”= mas, adversativo, usado em contexto conclusivo.
“Hoje em dia a internet é algo muito importante na vida das pessoas, às vezes usamos a internet para trabalhar, também usamos para fazer lazer. Mais tudo tem seu lado ruim na internet, há muitas pessoas com más intenções de tipo pedofilia.”= Mais, aditivo, usado no lugar de mas, adversativo
Uso equivocado do pronome relativo onde: fora da sua função locativa
“A relação entre pais e filhos melhoraria se os pais dessem mais importância aos filhos, onde estes pudessem opinar mais.”= Tem função de demonstrar um “lugar” concreto, não uma “relação afetiva"
O site do RevisãoOnline localiza os termos “onde” e “que” na sua redação, trazendo exemplos para tornar mais fácil a correção
Propor uma iniciativa que busque enfrentar o problema
É necessário utilizar estruturas que explicitam um claro desejo de indicar uma atividade que interfira no problema em questão
Para sua proposta ser bem avaliada, ela deve apresentar cinco elementos: ação, agente, modo/meio, efeito e o detalhamento
Sua proposta de intervenção não precisa apenas estar presente na conclusão, mas também pode ser construída ao longo do texto
Ação: “o que deve ser feito”: ação prática que é vista como necessária para solucionar o problema do tema
Agente: “quem executa”: ator social que realizará a ação
Modo/Meio: “como se executa/por meio do quê?”: maneira/ recursos pelos quais a ação será realizada
Efeito: “para quê”: resultados pretendidos pela ação proposta
Detalhamento: “Que outra informação sobre esses elementos foi acrescentada”: acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito
Tipologia textual: forma fixa
Estabelece a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade; forma em que o texto se apresenta
Narração, dissertação, descrição, injunção, exposição
Gênero textual: forma variável
Textos que cumprem função social em cada situação comunicativa; dependem do interlocutor e de suas necessidades de comunicar
Exemplos: receita culinária, lista de compras, blog, email, lista de compras, bula de remédios, telefonema, carta comercial, carta argumentativa.
Narração: conta uma história através de ações reais ou imaginárias
Elementos narrativos: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Exemplos de texto narrativo: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos.
Descrição: descrever, de forma objetiva ou subjetiva, coisas, pessoas ou situações
relatório, guia de viagem, folhetos turísticos, cardápios de restaurantes, classificados
Informar e esclarecer para o leitor, através da exposição rigorosa e clara, um determinado assunto ou tema
Dissertativo expositivo: expõe um ponto de vista, não havendo a necessidade de convencer o leitor
Dissertativo argumentativo: persuadir e convencer o leitor a concordar com a tese defendida; tipologia exigida na redação do ENEM
Exemplos de texto dissertativo expositivo: enciclopédias, resumos escolares, jornais, verbetes de dicionário
Exemplos de texto dissertativo argumentativo: artigos de opinião, abaixo-assinados, manifestos, sermões
Sem direção: apresenta informações, fatos e opiniões de forma desconexa = é um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si (não é perceptível sequer uma direção) em defesa de um ponto de vista – ainda não é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
Com direção: redação que já apresenta informações, fatos e opiniões articulados, isto é, as ideias apresentadas têm conexão entre si, e é possível perceber uma direção única em defesa de um ponto de vista – ou seja, é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
Redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável
Configura um total desconhecimento sobre a paragrafação do texto, afetando diretamente na coesão do texto
Diante de palavras femininas: Fui à escola
Nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas: À medida que o tempo passa as amizades aumentam
Antes dos Pronomes demonstrativos aquilo, aquela, aquele :No verão, voltamos àquela praia
Antes da locução "à moda de" quando ela estiver subentendida: dribla à (moda de) Pelé
Na indicação de horas exatas: Termino meu trabalho às cinco horas da tarde
Antes de palavras masculinas: Jorge tem um carro a álcool Antes de verbos que não indiquem destino: Passava o dia a cantar Antes de pronomes do caso reto e do caso oblíquo: Falamos a ela sobre o ocorrido Antes de pronomes demonstrativos isso, este, esse, esta, essa: Quando aderir a esse plano, a internet ficará mais barata
Use a oração reduzida de infinitivo: Planeje-se para que não haja prejuízo= Planeje-se para não haver prejuízo Use a oração reduzida de particípio passado: O chefe quer que as obras recomecem = O chefe quer as obras recomeçadas Inverta a ordem da frase: O chefe quer que as obras recomecem = O chefe quer o recomeço das obras Use o pronome oblíquo: Queria que o senhor se lembrasse = Queria lembrá-lo Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva: A mulher que estava vestida de vermelho se levantou = A mulher vestida de vermelho se levantou.
Operadores que somam argumentos a favor da mesma conclusão: também, ainda, nem, não só... mas também, tanto... como, além de, além disso (...) Operadores que indicam o argumento mais forte em uma escala a favor da mesma conclusão: inclusive, até mesmo, nem, nem mesmo (...) Operadores que deixam subentendida a existência de uma escala com outros argumentos mais fortes ao menos, pelo menos, no mínimo (...)
É sua opinião, seu ponto de vista sobre o tema proposto
O que você expõe e defende em sua redação, por meio de bons argumentos, convencendo o leitor sobre seu ponto de vista
A tese deve ser apresentada na introdução, juntamente com a contextualização do tema e exposição da problemática
O respeito com os direitos humanos e a diversidade cultural são de extrema importância
"Educai as crianças e não será preciso punir os homens"
Pitágoras- filósofo e matemático grego
Aliteração: repetição de sons consonantais :“O rato roeu a roupa do rei de Roma.”
Paronomásia: repetição de palavras cujos sons são parecidos: O volume do som alterou nosso tom.”
Assonância: repetição de sons vocálicos: A boa boca da moça.
Onomatopeia: palavras que imitam o som: "Buááá...; Buááá..." (imitação de choro)
"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade"
Elaine Sekimura- escritora brasileira
Metáfora: comparação subentendida de palavras diferentes: A vida é uma nuvem que voa
Comparação: comparação explícita (com conectivos): Seus olhos são como jabuticabas
Metonímia: substituição de um termo por outro: Vou ao barbeiro uma vez por mês
Catacrese: palavra usada de maneira imprópria por não ter uma mais específica: Embarcou há pouco no avião
Sinestesia: sensações associadas com órgãos diferentes dos sentidos: Com aquele olhos frios, disse que não gostava mais da namorada
Perífrase: troca de uma ou mais palavras por outra que a identifique: Mais ouro negro foi descoberto no Brasil. (Petróleo)
"Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor"
Desmond Tutu- arcebispo sul-africano ganhador do Nobel da Paz de 1984 por sua luta contra o apartheid no país
Hipérbole: exagero intencional: Quase morri de estudar
Eufemismo: suavizar o discurso: Entregou a alma a Deus
Litote: suavizar a ideia, negação do seu contrário: Não é que sejam más companhias…
Ironia: representação do contrário daquilo que se afirma: É tão inteligente que não acerta nada
Personificação :seres inanimados ganham sentimentos e qualidades: O jardim olhava as crianças sem dizer nada
Antítese: termos que têm sentidos opostos: o ódio e o amor andam de mãos dadas
Paradoxo: ideias com sentidos opostos: Estou cego de amor e vejo o quanto isso é bom
Gradação: ideias progridem de forma crescente ou decrescente: Inicialmente calma, depois apenas controlada, até o ponto de total nervosismo
Apóstrofe: interpelação feita com ênfase: Ó céus, é preciso chover mais?
“Acima de todas as liberdades, dê-me a de saber, de me expressar, de debater com autonomia, de acordo com minha consciência.” (John Milton, poeta inglês) - Citação com contexto voltado para os Direitos Humanos
Elipse: emissão de uma palavra que se identifica de forma fácil: Tomara você me entenda. (Tomara que você me entenda.)
Zeugma: palavra é omitida porque já foi usada antes: Fiz a introdução, ele a conclusão. (Fiz a introdução, ele fez a conclusão
Hipérbato: alteração da ordem direta da oração: São como uns anjos os seus alunos. (Os seus alunos são como uns anjos)
Polissíndeto: uso repetido de conectivos: As crianças falavam e cantavam e riam felizes
Assíndetos: omissão de conectivos: Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios
Anacoluto: mudança repentina na estrutura da frase: Eu, parece que estou ficando zonzo. (Parece que eu estou ficando zonzo.)
Pleonasmo: repetição para intensificar o significado :A mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.)
Silepse: concordância com o que se entende e não com o que está implícito: Vivemos na bonita e agitada São Paulo. (silepse de gênero: Vivemos na bonita e agitada cidade de São Paulo.)
Anáfora: repetição de uma ou mais palavras de forma regular: Se você sair, se você ficar, se você quiser esperar. Se você “qualquer coisa”, eu estarei aqui sempre para você.
Operadores que estabelecem relações de comparação entre elementos, visando a uma determinada conclusão: mais... (do) que, menos... (do) que, tão... quanto (...) Operadores que introduzem argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas: ou... ou, quer... quer, seja... seja, (...) Operadores que introduzem no enunciado conteúdos pressupostos: já, ainda, agora (...) Operadores que funcionam numa escala orientada para a afirmação da totalidade ou para a negação da totalidade: Afirmação: um pouco, quase (...) Negação: pouco, apenas (...)
Operadores que contrapõem argumentos orientados para conclusões contrárias: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, embora, ainda que, posto que, apesar de (...) Operadores que introduzem uma conclusão com relação a argumentos apresentados em enunciados anteriores: logo, portanto, pois, por isso, por conseguinte, em decorrência, resumindo, concluindo (...) Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior: porque, porquanto, pois, visto que, já que, para que, para, a fim de (...)
“A educação não é nem oriental nem ocidental. A educação é a educação e é o direito de cada ser humano.” (Malala Yousafzai, ativista paquistanesa)- Citação com enfoque na Educação
Competência 1: Avalia se o candidato tem noções claras sobre a distinção da modalidade escrita e oral
Competência 2: Avalia bem a capacidade de interpretação do texto que o candidato possui, pois, ao fugir do tema, ele demonstra um indício de não ter conseguido compreender a proposta da prova
Competência 3: Capacidade de compreensão do tema e relação dele com o repertório sociocultural do inscrito; organizar conhecimento em defesa de um ponto de vista pessoal dentro do tema estipulado
Competência 4: Apresentar capacidade de estruturar o texto, apresentando, de maneira coesa e fundamentada, os argumentos. Requisitos que facilitam na defesa do ponto de vista; coesão e coerência
Competência 5: Propor ideia para solucionar o problema; concordância com os direitos humanos
"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-la" Voltaire
Em expressões com palavras repetidas Ex: Conferiu as folhas uma a uma
Antes de pronomes de tratamento Ex: Escrevi a Vossa Excelência Antes de numerais cardinais e distância não determinada Ex: De 15 a 20 deste mês Antes das palavras Casa e Terra Casa com sentido de “lar, moradia, domicílio” Ex: Chegou cedo a casa Terra quando se opor a “bordo” Ex: Deixei o barco e fui a terra
"A música pode mudar o mundo, porque pode mudar as pessoas" Bono Vox
Para mim: objeto indireto Ex: Eles compraram um presente para mim. Para eu: sujeito; acompanhado de um verbo no infinitivo Ex: Para eu realizar a prova devo estudar mais
"O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível" Maya Angelou
Palavras terminadas em “oo(s)” e “-eem” perderam acento circunflexo: de: vôo, enjôo, crêem, dêem, lêem, vêem para: voo, enjoo, creem, deem, leem, veem.
Com algumas exceções: Eles têm e eles vêm (terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos TER e VIR); Ele contém, detém, provém, intervém (terceira pessoa do singular do presente do indicativo dos verbos derivados de TER e VIR: conter, deter, manter, obter, provir, intervir, convir) e Eles contêm, detêm, provêm, intervêm (terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos derivados de TER e VIR).
Perdem o acento agudo as palavras em que as vogais “u” e “i” formam hiato com um ditongo anterior:
Feiúra – feiura;
Baiúca – baiuca;
Bocaiúva – Bocaiuva
Perdem o acento agudo somente as palavras paroxítonas: ideia, epopeia, assembleia, jiboia, boia, eu apoio, ele apoia, esferoide, heroico...
O acento agudo permanece nas palavras oxítonas: dói, mói, rói, herói, anéis, papéis, pastéis, céu, réu, troféu, chapéus...