Redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável
Configura um total desconhecimento sobre a paragrafação do texto, afetando diretamente na coesão do texto
Comprimento: distância entre dois pontos, dimensão, extensão, altura, tamanho de alguém ou alguma coisa, indica extensão longitudinal, vertical ou temporal. Exemplos: Qual o COMPRIMENTO desta faixa?; A costureira mediu o COMPRIMENTO da barra da calça;
A régua tem o COMPRIMENTO de trinta centímetros.
Cumprimento: ato de cumprir, cumprimentar, saudação, elogio, felicitação, ação ou resultado de cumprir, realizar algo, palavra ou gesto de saudação. Exemplo: Antes de partirem para a lua de mel, o casal recebeu os CUMPRIMENTOS dos convidados; Depois de muitas negociações, o acordo entre os dois países foi CUMPRIDO.
Demais: advérbio de intensidade(excesso). Exemplo: Perdemos tempo DEMAIS nas filas De mais: oposição a “de menos” e é sempre ligado a um substantivo. Exemplo: Quem tem amor, não precisa DE MAIS nada
Hipérbole: exagero intencional: Quase morri de estudar
Eufemismo: suavizar o discurso: Entregou a alma a Deus
Litote: suavizar a ideia, negação do seu contrário: Não é que sejam más companhias…
Ironia: representação do contrário daquilo que se afirma: É tão inteligente que não acerta nada
Personificação :seres inanimados ganham sentimentos e qualidades: O jardim olhava as crianças sem dizer nada
Formas de anulação da redação do ENEM:
1. desenhos; 2. assinar a prova; 3.utilizar sinal gráfico que não faz parte do texto; 4.texto ilegível; 5. uso de número(s) isolado(s) do corpo do texto; 6. texto em língua estrangeira ou com sete linhas ou menos em língua portuguesa; 7.recusa explícita de escrever a redação
Apressar significa acelerar, abreviar, antecipar. Exemplos: Vamos APRESSAR para não perder o trem; João APRESSOU a execução das tarefas.
Apreçar é avaliar o preço. Exemplos: O confeiteiro APREÇOU o bolo; O lojista APREÇOU os produtos
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Trata-se de um repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experiências vividas com auxílio das áreas do conhecimento.
Apresentar conceitos e suas definições; fatos ou períodos históricos reconhecidos; referência a nome de autores, filósofos, poetas, livros, obras, peças, filmes, esculturas, músicas; referência na área do conhecimento; referência a estudos e/ou pesquisas; referência aos meios de comunicação
Perda é um substantivo, vindo geralmente acompanhado de artigo(antes) ou da preposição “de” (depois). Exemplos: Estudar não é PERDA de tempo; A PERDA de memória é um problema comum.
Perca é forma do verbo “perder”. Exemplos: Não PERCA a paciência; Você quer que eu PERCA o jogo?
Não atendimento ao tipo textual: Texto que não está, em sua maioria, na tipologia dissertativa- argumentativa. Esse fato zera a redação do participante
Traços constantes de outros tipos textuais: Texto que é predominantemente dissertativo- argumentativo, porém contém traços constantes de outros tipos textuais em alguns momentos. Esse texto deve ser avaliado no nível 1 da Competência II.
Elipse: emissão de uma palavra que se identifica de forma fácil: Tomara você me entenda. (Tomara que você me entenda.)
Zeugma: palavra é omitida porque já foi usada antes: Fiz a introdução, ele a conclusão. (Fiz a introdução, ele fez a conclusão
Hipérbato: alteração da ordem direta da oração: São como uns anjos os seus alunos. (Os seus alunos são como uns anjos)
Polissíndeto: uso repetido de conectivos: As crianças falavam e cantavam e riam felizes
Assíndetos: omissão de conectivos: Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios
É sua opinião, seu ponto de vista sobre o tema proposto
O que você expõe e defende em sua redação, por meio de bons argumentos, convencendo o leitor sobre seu ponto de vista
A tese deve ser apresentada na introdução, juntamente com a contextualização do tema e exposição da problemática
O respeito com os direitos humanos e a diversidade cultural são de extrema importância
“A educação não é nem oriental nem ocidental. A educação é a educação e é o direito de cada ser humano.” (Malala Yousafzai, ativista paquistanesa)- Citação com enfoque na Educação
Operadores que contrapõem argumentos orientados para conclusões contrárias: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, embora, ainda que, posto que, apesar de (...) Operadores que introduzem uma conclusão com relação a argumentos apresentados em enunciados anteriores: logo, portanto, pois, por isso, por conseguinte, em decorrência, resumindo, concluindo (...) Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior: porque, porquanto, pois, visto que, já que, para que, para, a fim de (...)
Antes de palavras masculinas: Jorge tem um carro a álcool Antes de verbos que não indiquem destino: Passava o dia a cantar Antes de pronomes do caso reto e do caso oblíquo: Falamos a ela sobre o ocorrido Antes de pronomes demonstrativos isso, este, esse, esta, essa: Quando aderir a esse plano, a internet ficará mais barata
Perdem o acento agudo somente as palavras paroxítonas: ideia, epopeia, assembleia, jiboia, boia, eu apoio, ele apoia, esferoide, heroico...
O acento agudo permanece nas palavras oxítonas: dói, mói, rói, herói, anéis, papéis, pastéis, céu, réu, troféu, chapéus...
As informações atribuídas as respectivas fontes não serão consideradas repertório legitimado se estiverem presentes nos textos motivadores
Sessão é um substantivo feminino que representa o tempo de uma reunião, de um espetáculo, de uma consulta ou de um exercício. Exemplos: Foi convocada uma SESSÃO extraordinária para votação; Chegamos atrasados e não tinha mais ingresso para a última SESSÃO do filme.
Seção: é um substantivo feminino que deriva do verbo secionar, que significa cortar em partes. Exemplos: Para formatar meu artigo em capítulos, inseri quebra de seção no arquivo; A seção de ensino e pesquisa da universidade terá um novo chefe.
Cessão: é um substantivo feminino que deriva do verbo ceder, é usada para indicar a transferência de qualquer bem ou direito para algo ou alguém. Exemplos: Para publicar o artigo, precisei assinar um termo de cessão de direitos autorais. A cessão de recursos para a reforma de biblioteca foi aceita.
A gente:: locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome pessoal “nós”. Exemplos: A GENTE vai ao cinema amanhã; Toda A GENTE viu como ela ficou transtornada.
Agente: substantivo comum que usamos quando queremos dizer que uma pessoa faz alguma coisa, o agente da ação. Exemplos: O AGENTE de saúde está de plantão no hospital; O AGENTE de polícia prendeu o suspeito.
Mas: é a principal das conjunções adversativas. Relaciona-se com pensamentos contrastantes, opositivos ou restritivos. Exemplos: Gosto de navio, MAS prefiro avião; Não compareceu ao aniversário, MAS enviou o presente.
Mais: é o pronome ou advérbio de intensidade. Está relacionado com quantidade, grandeza, superioridade ou comparação. Exemplos: Ele escolheu a camiseta MAIS cara da loja; Você quer seu café com MAIS açúcar.
Cozer: significa cozinhar, preparar alimentos ao fogo. Exemplos: A cozinheira passa o dia COZENDO no restaurante; O pai COZEU as batatas para o jantar
Coser: significa costurar, unir linha com agulha. Exemplos: A costureira passa o dia COSENDO em sua máquina; Minha mãe vai COSER minha blusa agora.
É avaliado como o participante se apropria da proposta de redação- aplicando conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema de forma plena e consistente- , bem como do texto dissertativo- argumentativo, demonstrando conhecimento sobre os limites estruturais da tipologia textual em prosa.
Na competência II identificaremos se a redação está adaptada à tipologia exigida ou se há presença de traços constantes de outros tipos textuais, bem como a proporção entre as partes do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, se há partes embrionárias.
Vogais são os fonemas sonoros, ou sons laríngeos, produzidos por uma corrente de ar que passa livremente pela boca entreaberta, chegando ao exterior sem fazer ruído. Exemplos: ave, som, lã, luz, globo
Semivogais são os fonemas que se unem a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: vai, andei, ouro, água.
Metáfora: comparação subentendida de palavras diferentes: A vida é uma nuvem que voa
Comparação: comparação explícita (com conectivos): Seus olhos são como jabuticabas
Metonímia: substituição de um termo por outro: Vou ao barbeiro uma vez por mês
Catacrese: palavra usada de maneira imprópria por não ter uma mais específica: Embarcou há pouco no avião
Sinestesia: sensações associadas com órgãos diferentes dos sentidos: Com aquele olhos frios, disse que não gostava mais da namorada
Perífrase: troca de uma ou mais palavras por outra que a identifique: Mais ouro negro foi descoberto no Brasil. (Petróleo)
A tempo: significa “na hora certa”, “no momento adequado”. Exemplos: Os policiais não chegaram A TEMPO de prender os assaltantes; Saiu A TEMPO de não participar da briga
Há tempo: é o mesmo que “faz tempo”. Exemplos: Não a vejo HÁ TEMPO; Ele chegou HÁ TEMPO.
Viagem é um substantivo feminino. Exemplos: A VIAGEM será longa; Nossos amigos estão com uma VIAGEM planejada para janeiro.
Viajem indica a terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo e o imperativo do verbo “viajar”. Todas as flexões também acompanham essa grafia. Exemplos: Espero que eles VIAJEM com segurança; VIAJEM sem mim, não quero sair de casa essa semana.
Ai: interjeição de dor, desaprovação, tristeza, desespero, susto. Exemplos: AI, que tristeza essa conta para pagar; Suportou sua dor sem dar um AI.
Aí: advérbio de lugar, “nesse lugar”, aponta para o lugar onde se encontra a pessoa com quem se fala, um lugar já mencionado. Exemplos: O livro está AÍ, perto de você; Queria morar no interior, para viver AÍ tranquilamente.
Resenha: texto que apresenta uma síntese das principais ideias contidas em uma obra.
Artigo: texto em que o apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema. Divide-se em artigo de opinião e artigo científico.
Ensaio: texto optativo em que se expõe ideias, críticas e impressões pessoais, avaliando determinado tema.
Texto editorial: texto jornalístico opinativo
Monografia: trabalho de conclusão de curso
Índice de indeterminação do sujeito: Acredita-SE em mudança (tem preposição)
Pronome apassivador: Aluga-SE casa (não tem preposição)
Pronome reflexivo:O menino feriu-SE (pratica e sofre a ação)
Conjunção condicional: Farei uma boa prova SE estudar (condição para que algo ocorra)
Para mim: objeto indireto Ex: Eles compraram um presente para mim. Para eu: sujeito; acompanhado de um verbo no infinitivo Ex: Para eu realizar a prova devo estudar mais
Oxítonas- intensidade se manifesta na última sílaba. Exemplos: caFÉ – ciPÓ – saCI– cheGAR – paRAR– rePOR...
Paroxítonas – a tonicidade recai sobre a penúltima sílaba. Exemplos: Útil – PREto – FESta – MEsa – TÓrax...
Proparoxítonas – tonicidade se manifesta na antepenúltima sílaba. Exemplos: LÂMpada – CÔmoda – CÂnone – TÔnico – SÍlaba...
Romance: narrativa complexa com vários conflitos, cenários e personagens
Novela: intermédio entre romance e conto. Único conflito e número reduzido de personagens
Conto: narrativa curta com um único conflito
Crônica: narrativa breve sobre acontecimentos do dia a dia
Fábula: narrativa breve e fantasiosa dando sempre um ensinamento
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" Nelson Mandela
1.ª pessoa: Indica quem fala - eu e nós; EU gosto de quindim.
2.ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; TU gostas de quindim?
3.ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles. ELE gosta de quindim.
A princípio significa no início, no começo, no primeiro tempo, inicialmente, antes de mais nada, antes de tudo, antes de qualquer coisa. Exemplos: A PRINCÍPIO iremos ler o relato do que aconteceu e só de seguida iremos ouvir suas explicações; Eu queria ser médica A PRINCÍPIO, mas depois preferi ser veterinária.
Em princípio significa em tese, em teoria, teoricamente, conceitualmente, de modo geral. Exemplos: EM PRINCÍPIO, todos os alunos passarão para a quarta série; Todos os cidadãos têm, EM PRINCÍPIO, direitos iguais perante a lei.
Ponto Final(.): utilizado para terminar a ideia ou discurso, indicar o final de um período e nas abreviações= O filme recebeu vários prêmios./ Sr. João, lamentamos informar que o seu voo foi cancelado
Ponto e Vírgula(;): serve para separar várias orações dentro de uma mesma frase, para separar uma relação de elementos, podendo ser usado também para omitir verbos= No capítulo a seguir estudaremos os seguintes temas: Idade Antiga; Idade Média; Idade Contemporânea./ Na hora do crime Rafaela estava com os amigos; José (estava) com seus pais.
Dois Pontos (:):é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração= Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Operadores que estabelecem relações de comparação entre elementos, visando a uma determinada conclusão: mais... (do) que, menos... (do) que, tão... quanto (...) Operadores que introduzem argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas: ou... ou, quer... quer, seja... seja, (...) Operadores que introduzem no enunciado conteúdos pressupostos: já, ainda, agora (...) Operadores que funcionam numa escala orientada para a afirmação da totalidade ou para a negação da totalidade: Afirmação: um pouco, quase (...) Negação: pouco, apenas (...)
“Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” (Paul Atson, cofundador do Greenpeace)- Citação envolvida na temática do Meio Ambiente
Antítese: termos que têm sentidos opostos: o ódio e o amor andam de mãos dadas
Paradoxo: ideias com sentidos opostos: Estou cego de amor e vejo o quanto isso é bom
Gradação: ideias progridem de forma crescente ou decrescente: Inicialmente calma, depois apenas controlada, até o ponto de total nervosismo
Apóstrofe: interpelação feita com ênfase: Ó céus, é preciso chover mais?
Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Exemplo: Ela anda feliz
Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Exemplo: Os jogadores andam pelo gramado.
Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Exemplo: Os jogadores andam pelo gramado cansados.
Tipologia textual: forma fixa
Estabelece a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade; forma em que o texto se apresenta
Narração, dissertação, descrição, injunção, exposição
Gênero textual: forma variável
Textos que cumprem função social em cada situação comunicativa; dependem do interlocutor e de suas necessidades de comunicar
Exemplos: receita culinária, lista de compras, blog, email, lista de compras, bula de remédios, telefonema, carta comercial, carta argumentativa.
Traz é a forma conjugada na terceira pessoa do singular do verbo “trazer”. Exemplos: O autor TRAZ para o seu romance a questão da seca; Ele sempre TRAZ flores quando vem me ver.
Trás indica uma situação posterior. Junto com outras preposições e advérbios, compõem as locuções “por trás”, “para trás”, “para trás de”. Exemplos: Ele estava POR TRÁS disso tudo desde o começo; Ande mais depressa, senão ficará PARA TRÁS.
Atrás é um advérbio de lugar. Exemplos: Ele estava ATRÁS de mim quando tudo aconteceu; O ponto de ônibus fica ATRÁS do mercado.
Usa-se AM em verbos no passado, indicando ações que já aconteceram. Exemplos: Eles escreverAM uma história ontem; Eles dormirAM cedo semana passada.
ÃO é usado em verbos no futuro, indicando ações que ainda irão acontecer. Exemplos: Semana que vem eles irÃO sair; Eles jantarÃO aqui amanhã.
Em expressões com palavras repetidas Ex: Conferiu as folhas uma a uma
Antes de pronomes de tratamento Ex: Escrevi a Vossa Excelência Antes de numerais cardinais e distância não determinada Ex: De 15 a 20 deste mês Antes das palavras Casa e Terra Casa com sentido de “lar, moradia, domicílio” Ex: Chegou cedo a casa Terra quando se opor a “bordo” Ex: Deixei o barco e fui a terra
Imergir: significa mergulhar, afundar, submergir. Exemplos: O salva-vidas IMERGIU e resgatou o menino que estava se afogando; A pedra IMERGE na água, pois é mais densa
Emergir: algo surgiu, veio à tona ou quando alguém sair de onde estava mergulhado. Exemplos: Aquele país irá EMERGIR como uma grande potência econômica; Os conhecimentos EMERGIRAM na prova
Me: forma pronominal que completa o sentido de um verbo sem o auxílio de uma preposição. Exemplo: Os alunos sempre ME respeitaram
Mim: pronome que é sempre acompanhado por preposição (a, de, para, sem, por). Exemplo: Os alunos sempre respeitaram a MIM.
Diante de palavras femininas: Fui à escola
Nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas: À medida que o tempo passa as amizades aumentam
Antes dos Pronomes demonstrativos aquilo, aquela, aquele :No verão, voltamos àquela praia
Antes da locução "à moda de" quando ela estiver subentendida: dribla à (moda de) Pelé
Na indicação de horas exatas: Termino meu trabalho às cinco horas da tarde
Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo.
Há alguns tipos de apostos:
Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.
Especificador: individualiza, coloca à parte um substantivo de sentido genérico: Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.
Enumerador: sequência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior: O aluno deve ir à escola munido de todo material escolar: borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.
Resumidor: resume termos anteriores: Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.
Vocativo é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido. Exemplos: Amigos, vamos ao cinema hoje?; Lindos, nada de bagunça no refeitório!
Injunção: instruir/orientar o leitor
Usa verbos no imperativo
Manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.
Exposição: apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e sucinta
Reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário etc.
Sexta: numeral ordinal correspondente a seis; substantivo feminino. Exemplos: Vamos à praia na SEXTA?; A SEXTA parte desse documentário irá ao ar no dia 30.
Cesta: utensílio de plástico, alumínio, ferro ou madeira que se usa para transportar objetos, alimentos, roupas, etc. Exemplos: Leve a CESTA para a feira; A alça da CESTA quebrou.
Enfrente: é a conjugação do verbo “enfrentar”. Exemplo: Esperamos que o nosso time ENFRENTE o time adversário; ENFRENTE esta situação.
Em frente: é uma locução adverbial de lugar que indica algo em posição frontal em relação à outra coisa. Exemplo: A praça EM FRENTE à biblioteca; Prossiga EM FRENTE e conseguirá a vitória.
"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade"
Elaine Sekimura- escritora brasileira
Tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem. Exemplo: Ela tem um senso de justiça notável. X Têm corresponde à terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ter. Isso quer dizer que representa eles/elas têm. Exemplo: Os meninos têm uma energia inesgotável.
VEM é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde. X VÊM é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Exemplo: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!”
Tipo textual exigido no ENEM e em outros vestibulares.
Principal objetivo: expor ideias, conceitos e teorias de maneira persuasiva.
Se fundamenta em relações argumentativas, em que se espera do candidato uma defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto.
A base dessa argumentação deve ser legitimada, por meio de exemplificações e citações.
Perdem o acento agudo as palavras em que as vogais “u” e “i” formam hiato com um ditongo anterior:
Feiúra – feiura;
Baiúca – baiuca;
Bocaiúva – Bocaiuva
Operadores que somam argumentos a favor da mesma conclusão: também, ainda, nem, não só... mas também, tanto... como, além de, além disso (...) Operadores que indicam o argumento mais forte em uma escala a favor da mesma conclusão: inclusive, até mesmo, nem, nem mesmo (...) Operadores que deixam subentendida a existência de uma escala com outros argumentos mais fortes ao menos, pelo menos, no mínimo (...)
Abaixo: é um advérbio que significa “em posição inferior”, “em lugar menos elevado”, “em situação de menos importância”. Exemplos: Os documentos estão ABAIXO da mesa; Os preços estão na tabela ABAIXO.
A baixo: usado para estabelecer uma relação com as expressões “de cima”, “para baixo”. Tem sentido de direção. Exemplos: O estilista olhou a modelo de cima A BAIXO; Ele olhou o prédio de cima A BAIXO e decidiu entrar.
Propor uma iniciativa que busque enfrentar o problema
É necessário utilizar estruturas que explicitam um claro desejo de indicar uma atividade que interfira no problema em questão
Para sua proposta ser bem avaliada, ela deve apresentar cinco elementos: ação, agente, modo/meio, efeito e o detalhamento
Sua proposta de intervenção não precisa apenas estar presente na conclusão, mas também pode ser construída ao longo do texto
Parênteses[()]:
São utilizados para isolar explicações ou acrescentar explicações acessórias=Cheguei em casa cansada, jantei (um sanduíche e um suco) e adormeci no sofá
Travessão(-):
Utilizado no início de frases diretas para indicar os diálogos do texto, bem como substituir os parênteses= João disse: -Estou com fome!/ Maria- funcionária da prefeitura- aconselhou-me que eu fizesse assim.
Pode(presente): Remete ao momento presente, ao que está acontecendo agora; terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Exemplo: Conhecendo as regras ortográficas, agora ele PODE escrever corretamente
Pôde:(passado): Refere-se ao passado, à algo já ocorrido; terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Exemplo: Ele não PÔDE escrever corretamente, porque não entendia a regra ortográfica
Narração: conta uma história através de ações reais ou imaginárias
Elementos narrativos: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Exemplos de texto narrativo: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos.
Descrição: descrever, de forma objetiva ou subjetiva, coisas, pessoas ou situações
relatório, guia de viagem, folhetos turísticos, cardápios de restaurantes, classificados
"O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível" Maya Angelou
"A música pode mudar o mundo, porque pode mudar as pessoas" Bono Vox
Retificar é um verbo que tem o sentido de “refazer, corrigir, emendar”. Exemplos: É preciso RETIFICAR o comunicado antes que seja publicado; Vou RETIFICAR o gabarito da prova de Geografia antes de enviar aos alunos.
Ratificar é um verbo que tem o sentido de “confirmar, reafirmar, validar, autenticar”. Exemplos: A notícia foi RATIFICADA e não há o que fazer por enquanto, somente esperar; Pedro RATIFICOU a presença no evento e solicitou mais dois ingressos por e-mail.
A cerca de: indica aproximação; significa “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”. Exemplos: Minha família mora A CERCA DE 2 quilômetros daqui; O rapaz foi encontrado A CERCA DE dez metros daqui
Acerca de: é uma locução prepositiva e equivale a “sobre” e “a respeito de”. Exemplos: Estávamos conversando ACERCA DE concursos; Falávamos ACERCA DE sua opinião sobre o passeio.
Há cerca de: está indicando o verbo “haver” no sentido de tempo decorrido, sem saber o período com exatidão de dias, meses ou anos. Aproxima-se do sentido de “faz” também quando se refere a tempo. Exemplos: HÁ CERCA DE três anos não visito meus familiares; Estudo para concurso HÁ CERCA DE dois anos.
"A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação"
Anacoluto: mudança repentina na estrutura da frase: Eu, parece que estou ficando zonzo. (Parece que eu estou ficando zonzo.)
Pleonasmo: repetição para intensificar o significado :A mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.)
Silepse: concordância com o que se entende e não com o que está implícito: Vivemos na bonita e agitada São Paulo. (silepse de gênero: Vivemos na bonita e agitada cidade de São Paulo.)
Anáfora: repetição de uma ou mais palavras de forma regular: Se você sair, se você ficar, se você quiser esperar. Se você “qualquer coisa”, eu estarei aqui sempre para você.
Mau: é um adjetivo e é utilizado como contrário de bom. Exemplos: Rafael é um MAU garoto; Ele é um homem MAU.
Mal: pode ser advérbio de modo(contrário de bem), substantivo(sentimento de tristeza)e conjunção temporal. Exemplos: Seu MAL não tem cura; Meu primo dirige muito MAL; MAL cheguei em casa, a campainha tocou
"Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor"
Desmond Tutu- arcebispo sul-africano ganhador do Nobel da Paz de 1984 por sua luta contra o apartheid no país
Use a oração reduzida de infinitivo: Planeje-se para que não haja prejuízo= Planeje-se para não haver prejuízo Use a oração reduzida de particípio passado: O chefe quer que as obras recomecem = O chefe quer as obras recomeçadas Inverta a ordem da frase: O chefe quer que as obras recomecem = O chefe quer o recomeço das obras Use o pronome oblíquo: Queria que o senhor se lembrasse = Queria lembrá-lo Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva: A mulher que estava vestida de vermelho se levantou = A mulher vestida de vermelho se levantou.
Conserto: tem significado de reparo, ajuste, restauro. Exemplos: A casa passará por alguns CONSERTOS antes de ser colocada à venda; Fiz o CONSERTO do meu celular, visto que ele não estava funcionando
Concerto: significa um espetáculo musical, consonância de sons ou vozes. Exemplos: Minha banda fará um CONCERTO nesta sexta; Ela só gosta de CONCERTOS de rock.
Palavras terminadas em “oo(s)” e “-eem” perderam acento circunflexo: de: vôo, enjôo, crêem, dêem, lêem, vêem para: voo, enjoo, creem, deem, leem, veem.
Com algumas exceções: Eles têm e eles vêm (terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos TER e VIR); Ele contém, detém, provém, intervém (terceira pessoa do singular do presente do indicativo dos verbos derivados de TER e VIR: conter, deter, manter, obter, provir, intervir, convir) e Eles contêm, detêm, provêm, intervêm (terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos derivados de TER e VIR).
Seminário: apresentação de informações através de linguagem oral
Palestra: exposição de ideias, por alguém com amplos conhecimentos de um tema e que deseja passar a determinado público
Entrevista: interação entre duas pessoas, no qual o entrevistador faz perguntas e o entrevistado responde-as
Conferência: discurso em público sobre um tema concreto ou para tratar de algum negócio
Competência 1: Avalia se o candidato tem noções claras sobre a distinção da modalidade escrita e oral
Competência 2: Avalia bem a capacidade de interpretação do texto que o candidato possui, pois, ao fugir do tema, ele demonstra um indício de não ter conseguido compreender a proposta da prova
Competência 3: Capacidade de compreensão do tema e relação dele com o repertório sociocultural do inscrito; organizar conhecimento em defesa de um ponto de vista pessoal dentro do tema estipulado
Competência 4: Apresentar capacidade de estruturar o texto, apresentando, de maneira coesa e fundamentada, os argumentos. Requisitos que facilitam na defesa do ponto de vista; coesão e coerência
Competência 5: Propor ideia para solucionar o problema; concordância com os direitos humanos
“A tecnologia vai reinventar o negócio, mas as relações humanas continuarão a ser a chave para o sucesso.” (Stephen Covey, escritor americano)- Citação focada na temática da Tecnologia
Uso equivocado do pronome relativo onde: fora da sua função locativa
“A relação entre pais e filhos melhoraria se os pais dessem mais importância aos filhos, onde estes pudessem opinar mais.”= Tem função de demonstrar um “lugar” concreto, não uma “relação afetiva"
O site do RevisãoOnline localiza os termos “onde” e “que” na sua redação, trazendo exemplos para tornar mais fácil a correção
Destratar: tratar mal, insultar, ofender ou maltratar com palavras. Exemplos: Ela foi DESTRATADA em público pelo colega; Aquela atriz DESTRATOU os jornalistas
Distratar: desfazer, rescindir ou anular um contrato, um trato ou pacto. Exemplos: Os pesquisadores vão DISTRATAR o que combinaram antes; Foi necessário DISTRATAR o contrato de ordem
Ponto de interrogação(?): interrogar, perguntar= Quer ir ao cinema comigo?
Ponto de exclamação(!): exclamar, denota sentimentos como surpresa, desejo, susto, entusiasmo= Ganhei!
Reticências(...): suprimir palavras, textos ou até mesmo indicar que o sentido vai muito além do que está ali expresso na frase= Ana gosta de comprar sapatos, bolsas .../Não sei… Preciso pensar no assunto...
Se configuram por partes curtas da redação (com até 3 linhas), levando o candidato a ser avaliado no nível 2 da Competência II
Embora a redação apresente abordagem completa do tema e as 3 partes do texto dissertativo-argumentativo, 2 dessas partes são embrionárias.
Senão: conjunção adversativa, “caso contrário”, “sem o que”, “mas sim”, “a não ser”. Exemplos: Ande logo, SENÃO chegaremos atrasados; Não fiz isso para irritá-lo, SENÃO para motivá-lo.
Se não: estabelece relação de condição, ”caso não”, “quando não”. Exemplos: SE NÃO chover, irei à praia; Vamos vacinar 90% das crianças, SE NÃO todas.
"Educai as crianças e não será preciso punir os homens"
Pitágoras- filósofo e matemático grego
São eles as preposições, conjunções e advérbios conectivos
Emprego de elementos linguísticos responsáveis pela coesão, verificando se eles estão colaborando para a articulação da argumentação do texto
Analisa-se a presença destes elementos, se ocorre a repetição deles e se sua utilização ocorre de maneira adequada
Homônimos: Palavras iguais de alguma forma
Homógrafos: mesma escrita= Gosto(sabor);Gosto(verbo gostar)
Homófonos: mesmo som= Acento(sinal gráfico); Assento(objeto)
Perfeitos: mesma escrita e som= Morro(monte); Morro(verbo morrer)
Parônimos: Palavras com grafia e som parecidos =Comprimento(dimensão); Cumprimento(saudação)
Diário: texto pessoal, no qual uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, acontecimentos etc
Relato: texto que relata sobre algo. Apresenta um conjunto de informações sobre experiências vividas
Notícia: texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real
Cardápio: descrição sobre o que é servido em determinado restaurante
Anúncios de classificados: textos breves com o objetivo de vender um determinado produto ou anunciar algo
Denotação é o emprego da palavra no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários. Exemplos: Relampejou durante a noite; A Luz que ilumina o dia é natural.
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido figurado, que depende do contexto. Exemplos: Seus olhos relampejaram de ódio; Minha vida é um mar de esperanças.
Aspas(‘“ ”):
Citação direta: Como disse Sócrates “Só sei que nada sei”
Citar obras: A “Gioconda” é a obra mais famosa de Leonardo da Vinci
Estrangeirismo: Esperamos o “feedback” da professora
Transcrições: “Amor é fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente (Luís de Camões, Rimas, 1953)”.
Exprimir ironia: Eles se comportaram “super bem”
A par: a expressão denota tomar conhecimento de algo, inteirar-se a respeito de determinado fato ou assunto. Exemplos: Nós estamos A PAR de todos os acontecimentos sobre os exames finais; Ela ficou A PAR das últimas notícias.
Ao par: termo com sentido de mesmo valor, se equivalem cambialmente falando. Exemplos: O dólar e o euro continuam AO PAR; O lançamento das ações foi feito AO PAR.
Este é o pronome que faz referência ao que ainda será citado. Exemplos :É este o meu propósito: gerar questionamentos em vocês; “Doutor do tudo e do nada”, foi este o livro que li nas férias.
Esse é o pronome que faz referência ao que ainda será citado. Exemplo: A terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação.
Para separar elementos: Vou precisar de farinha, ovos, leite e açúcar.
Depois do vocativo: Ana, atenda a campainha.
Entre o aposto: João, professor do ensino médio, está de licença
Depois dos advérbios “sim” e “não”: Sim, estamos satisfeitos com os resultados
Nas orações subordinadas adverbiais: Embora estivesse mau tempo, fomos à praia
Nas orações subordinadas adverbiais adjetivas explicativas: Gregório de Matos, que é a principal expressão do barroco no Brasil, era conhecido como “boca de inferno”
Na omissão de verbos: Vamos de carro; eles, de ônibus
Acompanhando local e data: Brasil, 17 de agosto de 2020
Sem direção: apresenta informações, fatos e opiniões de forma desconexa = é um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si (não é perceptível sequer uma direção) em defesa de um ponto de vista – ainda não é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
Com direção: redação que já apresenta informações, fatos e opiniões articulados, isto é, as ideias apresentadas têm conexão entre si, e é possível perceber uma direção única em defesa de um ponto de vista – ou seja, é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
Aliteração: repetição de sons consonantais :“O rato roeu a roupa do rei de Roma.”
Paronomásia: repetição de palavras cujos sons são parecidos: O volume do som alterou nosso tom.”
Assonância: repetição de sons vocálicos: A boa boca da moça.
Onomatopeia: palavras que imitam o som: "Buááá...; Buááá..." (imitação de choro)
Ação: “o que deve ser feito”: ação prática que é vista como necessária para solucionar o problema do tema
Agente: “quem executa”: ator social que realizará a ação
Modo/Meio: “como se executa/por meio do quê?”: maneira/ recursos pelos quais a ação será realizada
Efeito: “para quê”: resultados pretendidos pela ação proposta
Detalhamento: “Que outra informação sobre esses elementos foi acrescentada”: acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito
Uso equivocado dos elementos coesivos
Embora o elemento esteja presente no texto, ele não contribui para o encadeamento dos enunciados
“As pessoas estão se conscientizando da importância de não acreditar em tudo o que leem nas redes sociais, portanto, ainda são facilmente manipuladas”= portanto, que é conclusivo, sendo usado em uma situação adversativa
Citação da escritora Cristiane Sobral que pode ser utilizada em sua redação como repertório legitimado: "Não vivemos em um país bi-racial, vários grupos étnicos fizeram parte da formação do Brasil.".
“Acima de todas as liberdades, dê-me a de saber, de me expressar, de debater com autonomia, de acordo com minha consciência.” (John Milton, poeta inglês) - Citação com contexto voltado para os Direitos Humanos
Informar e esclarecer para o leitor, através da exposição rigorosa e clara, um determinado assunto ou tema
Dissertativo expositivo: expõe um ponto de vista, não havendo a necessidade de convencer o leitor
Dissertativo argumentativo: persuadir e convencer o leitor a concordar com a tese defendida; tipologia exigida na redação do ENEM
Exemplos de texto dissertativo expositivo: enciclopédias, resumos escolares, jornais, verbetes de dicionário
Exemplos de texto dissertativo argumentativo: artigos de opinião, abaixo-assinados, manifestos, sermões
A fim: indica “com o propósito”, “com o intuito”, finalidade, objetivo pretendido. Exemplos: Estudo A FIM de ter uma vida melhor; Voltou para casa mais cedo A FIM de estudar.
Afim: significa algo semelhante, parecido, similar. Exemplos: Possuem temperamentos AFINS, por isso se relacionam tão bem; A física é uma disciplina AFIM da química.
"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-la" Voltaire
Próclise: o pronome é colocado antes do verbo; isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome, como palavras que expressam negação, pronomes relativos, indefinidos e demonstrativos, advérbios e locuções adverbiais, palavras que expressam desejo e também orações exclamativas, conjunções subordinativas e palavras interrogativas no início das orações. Exemplos: Não O quero aqui; Conforme LHE disse, hoje vou sair mais cedo.
Mesóclise: o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito. Exemplos: Orgulhar-ME-ei dos meus alunos; Orgulhar-ME-ia dos meus alunos.
Ênclise: o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal, como verbos no imperativo afirmativo, verbos no infinitivo impessoal e verbos no início das orações. Exemplos: O seu maior sonho é casar-SE; Surpreendi-ME com o café da manhã.
“A televisão tem feito muito pela psiquiatria ao espalhar informações sobre ela, bem como ao contribuir para a necessidade dela.” (Alfred Hitchcock, diretor e produtor britânico)- Citação que pode ser utilizada no contexto da Saúde Pública
“A grande maioria das pessoas não tem conhecimento de como funcionam os algoritmos e o processo de controle de dados na internet, mas continuam sendo manipuladas cotidianamente”= mas, adversativo, usado em contexto conclusivo.
“Hoje em dia a internet é algo muito importante na vida das pessoas, às vezes usamos a internet para trabalhar, também usamos para fazer lazer. Mais tudo tem seu lado ruim na internet, há muitas pessoas com más intenções de tipo pedofilia.”= Mais, aditivo, usado no lugar de mas, adversativo
Pousar significa, principalmente, aterrissar, colocar e descansar. Exemplos: O pássaro POUSOU; POUSOU a colher na mesa.
Posar significa fazer pose ou fazer-se de algo. Exemplos: O manequim POSOU; O menino POSA de bonzinho.
Por que: utiliza-se para introduzir perguntas, ”por qual motivo”, equivale a pelo(s) qual(is),pela(as) qual(is). Exemplos: POR QUE você saiu?; POR QUE você estuda tanto?
Porque: introduz as ideias de causa e explicação, equivale a “pois”, “uma vez que”, “já que”. Exemplos: Saí, PORQUE já estava atrasada; Ele dormiu cedo, PORQUE estava muito cansado.
Por quê: utiliza-se no final de frase, acompanhado de sinais de pontuação. Exemplos: Ele dormiu cedo, POR QUÊ?; Alguém abriu a janela e quero saber POR QUÊ.
Porquê: quando é substantivo e substitui “motivo”, “razão”. Exemplos: Não consigo entender o PORQUÊ da sua ausência; Você sabe o PORQUÊ disso.
Recorrência dos mesmos elementos coesivos
Não se trata de contar as palavras repetidas, mas sim de verificar em que medida essa repetição prejudica (ou não) a articulação dos argumentos dentro de um dado conjunto textual.
A repetição é uma problemática quando se torna escassa a diversidade do repertório coesivo, por não haver, por parte do autor do texto, uma preocupação em valer-se de recursos variados. A variedade no repertório traz maior fluidez à construção dos sentidos da produção textual.
Aquele que têm vínculo com a discussão proposta pelo participante
A pertinência ao tema se encontra na referência direta que o participante apresenta, por meio de conceitos, informações, fatos ou citações
Em vez de: indica substituição, simples troca e equivale a “em lugar de”. Exemplos: EM VEZ DE ir ao cinema, foi ao teatro; EM VEZ DE estudar, fica brincando.
Ao invés de: indica situação contrária, oposição. Exemplos: Subi, AO INVÉS DE descer; Chorou, AO INVÉS DE sorrir.