A análise da relação dos jovens com a profissão docente permitiu reflexão sobre a diminuição dos interesse na área do magistério por parte dos futuros profissionais, considerando uma pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas e duas tabelas com a relação de candidatos por vaga nos vestibulares da UFRGS de 2005 e de 2011. Considerando tal tema, redija sua redação.
É indiscutível que o professor é fundamental para o progresso de qualquer sociedade. Sob sua responsabilidade, formam-se vários profissionais, e, por este fato, a profissão de professor é muitas vezes apelidada de "profissão das profissões". Entretanto, só isto não basta para caracterizar sua dimensão. É preciso olhar para o professor com olhos de quem quer ver um país melhor.
Com relação a cursos universitários de Licenciatura, ou seja, que preparam para a profissão de professor, observe os dados que seguem, referentes à oferta de vagas e ao número de candidatos inscritos nos concursos vestibulares da UFRGS de 2005 e de 2011:
Observe, abaixo, dados de pesquisa realizada em 2009 pela Fundação Carlos Chagas sobre a atratividade da carreira docente no Brasil, divulgados por Zero Hora, em 2010, em matéria intitulada Jovens evitam ser professor:
1.501 jovens entrevistados, cursantes do 3º ano do Ensino Médio
56% mulheres
44% homens
Onde estudam
93% escola particular
34% escola pública
Considerou ser professor no processo de escolha profissional
67% não pensou em ser professor
32% pensou em ser professor
1% sem resposta
Adaptado de Zero Hora, 4 set. 2010, p.44.