Tema da redação

Futuro:expectativas e desventuras

Considerando os textos de apoio e realizando uma problematização acerca do tema, redija uma redação sobre "Futuro:expectativas e desventuras".


Dados gerais


...
Revisões
...
redações
...
criterios revisados

Textos motivadores:

“Ainda mais lotadas que atualmente. Vai ser um mundo mais quente, ainda muito poluído e com grandes bolsões de miséria".

(Joel Garreau, pesquisador da Universidade George Mason e autor de Edge City: Life on the New Frontier)
“O inventor e futurista Kurzweil acredita que a humanidade deve atingir a singularidade tecnológica em 2045 - a singularidade é o nome que se dá ao momento em que a civilização atingirá níveis tecnológicos tão rápidos, avançados e que mudarão tão profundamente os paradigmas da sociedade como um todo, que a inteligência artificial vai superar a inteligência humana, e nossa mente limitada de hoje é incapaz de prever exatamente o que isso significará.” "A tecnologia segue dando meios para que façamos o bem e o mal, e está ampliando as duas possibilidades, mas o fato de que temos uma nova escolha a cada vez é uma coisa boa também." 
“Meu interesse está no futuro, pois é lá que vou passar o resto da minha vida”. 

(Charles Kettering, inventor e filósofo do século XIX e criador da ignição elétrica)
A tecnologia dos drones e das impressoras 3D chegará à periferia. Para o bem e para o mal. Na favela futurística, jovens ainda deixarão a sala de aula seduzidos pelo caminho mais curto da violência e do tráfico de drogas. “O abandono é total e absoluto, as ações são paliativas. O que as pessoas vão ser capazes de fazer para continuar exercendo seus pequenos poderes? Como vai ser o habitat das bordas em 2044? A gente pensou que estava se adiantando, nesse ínterim foi desmontada a Cracolândia, agora cada bairro tem a sua Cracolândia na sua porta e o convite ao garoto à sua referência mais próxima, seu herói. A desgraça consegue ser mais rápida que a tecnologia.
“Minha previsão é que vamos ingerir informações. Você vai engolir uma pílula e vai saber inglês. Você vai engolir uma pílula e saber Shakespeare. A maneira de viabilizar isso vai ser através da corrente sanguínea; uma vez que está em sua corrente sanguínea, a informação basicamente passa pelo sangue e entra no cérebro. E quando entra no cérebro, essa informação vai se instalar nos lugares certos.”

(Nicholas Negroponte, fundador do Midia Lab, do MIT)

“Estou tão surpresa com os últimos 30 anos que é difícil imaginar o que poderia me surpreender nos próximos 30. O que deve acontecer é que toda a riqueza de recursos tecnológicos vai evoluir e se estender a lugares que hoje mal têm conexão de internet. Eu sou otimista sobre banda larga através da rede elétrica e por balão. Acho que o que realmente vai me surpreender é se nós humanos nos preocuparmos coletivamente em difundir a tecnologia e torná-la útil para todos, em todo o mundo, de acordo com as necessidades e desejos de cada um.”

(Karen Wickre, diretora editorial do Twitter) 
Escreva Revise