Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema "O indivíduo frente à ética nacional", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione coerentemente argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
Andamos demais acomodados, todo mundo reclamando em voz baixa como se fosse errado indignar-se.
Sem ufanismo, porque dele estou cansada, sem dizer que este é um pais
rico, de gente boa e cordata, com natureza (a que sobrou) belíssima e
generosa, sem fantasiar nem botar óculos cor-de-rosa, que o momento não
permite, eu me pergunto o que anda acontecendo com a gente.
Tenho
medo disso que nos tornamos ou em que estamos nos transformando, achando
bonita a ignorância eloqüente, engraçado o cinismo bem-vestido,
interessante o banditismo arrojado, normal o abismo em cuja beira nos
equilibramos — não malabaristas, mas palhaços.
(LUFT, L. Ponto de Vista. Veja. 1988, 27 dez. 2006. Adaptado).
Qual é o efeito em nós do "eles são todos corruptos"?
As
denúncias que assolam nosso cotidiano podem dar lugar a uma vontade de
transformar o mundo só se nossa indignação não afetar o mundo inteiro.
"Eles são TODOS corruptos" é um pensamento que serve apenas para
"confirmar" a "integridade" de quem se indigna.
O lugar-comum sobre a
corrupção generalizada não é uma armadilha para os corruptos: eles
continuam iguais e livres, enquanto, fechados em casa, festejamos nossa
esplendorosa retidão.
O dito lugar-comum é uma armadilha que amarra e imobiliza os mesmos que denunciam a imperfeição do mundo inteiro.
(CALLIGARIS, C. A armadilha da corrupção. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br - Acesso em: 21 mar. 2017. Adaptado).