Com base na leitura dos quadrinhos e dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua
formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender o seu ponto de vista, elaborando
propostas para a solução do problema discutido em seu texto. Suas propostas devem demonstrar respeito aos direitos
humanos.
Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um
quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos
mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira
mundial. (...)
Conta-se que Mahatma Gandhi, ao ser perguntado se, depois da
independência, a Índia perseguiria o estilo de vida britânico, teria
respondido: "(...) a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do
planeta para alcançar sua prosperidade; quantos planetas não seriam necessários
para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?"
A sabedoria de Gandhi indicava que os modelos de
desenvolvimento precisam mudar.
De uma coisa temos certeza: a terra não pertence ao homem branco; o
homem branco é que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as
coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está
associado. O que fere a terra, fere também os filhos da terra. O homem
não tece a teia da vida; é antes um de seus fios. O que quer que faça a
essa teia, faz a si próprio. Trecho de uma das várias versões de carta
atribuída ao chefe Seattle, da tribo Suquamish. A carta teria sido
endereçada
ao presidente norte-americano, Franklin Pierce, em 1854, a propósito
de uma oferta de compra do território da tribo feita pelo
governo dos Estados Unidos.
PINSKY, Jaime e outros (Org.). História da América através
de textos. 3ª ed.São Paulo: Contexto, 1991.