A redação deverá ser dissertativa e versar sobre o tema: A TRANSGRESSÃO faz parte das ações humanas, ou ela pode ser entendida como violação às normas?
Para escrevê-la, analise com atenção o tema proposto, defina seu ponto de vista e escolha argumentos consistentes que lhe deem sustentação. As referências apresentadas a seguir - os textos motivadores - têm o propósito de auxiliá-lo na contextualização do assunto em que se insere o tema.
Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si e à possível dignidade. Pensar é transgredir. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo.
Adaptado de: Pensar é transgredir, Lya Luft.
Nas ações criativas humanas, transgressor e transgredido tendem a confundir-se. Por essa razão, o ato criador não se processa em série, como numa linha de montagem predeterminada. O criador/transgressor é o agente solitário que opera a superação de si mesmo na ruptura com o mundo que o cerca. Cada um, ao buscar, ao inventar, ao tentar o ainda-não-ousado, o novo, incorre em transgressão, não como subversão da ordem, mas como implementação, como criação.
Fonte: http://www.ufrgs.br/textecc/porlexbras/escrevendo/temaderedacao2005.php
Transgressão significa a ação humana de atravessar, exceder, ultrapassar, noções que pressupõem a existência de uma norma que estabelece e demarca limites. Seu significado transitou da esfera geográfica, na qual fixava o limite para as águas do mar, à concepção ético-filosófica, que abriga desde preceitos morais e religiosos até as leis do Estado. Daí, as contraposições entre bem e mal, mandamento e pecado, código e infração...
Ensinar o respeito ao modus operandi das sociedades e de seus sistemas tem sido o papel de pais e educadores ao longo da história. Mas todos também aprenderam que adaptar-se é conformar-se, acomodar-se.
Fonte: http://www.ufrgs.br/textecc/porlexbras/escrevendo/temaderedacao2005.php
Transgressão e antitransgressão movimentam-se igualmente quando se trata de suprir carências no atendimento das condições de bem-estar individuais ou coletivas. Considere o exemplo abaixo.
Atitudes como essas indicam que todos somos potencialmente transgressores, pois cada um está, enquanto defensor de seu bem-estar, em rota de colisão com a comunidade. Atos como esses podem explicar, por exemplo, a sonegação de impostos, mas também estão na base de movimentos de indignação contra a má aplicação de recursos públicos e nas manifestações de defesa do meio ambiente.
Fonte: https://www.ufrgs.br/textecc/porlexbras/escrevendo/temaderedacao2005.php