Tema da redação

Filantropia

Filantropia é o ato de prestar serviços à sociedade, principalmente às pessoas mais carentes, sem receber nenhum beneficio em troca. Tal ato deve ser praticado? Um filantropo é um exemplo a ser seguido? Disserte sobre.


Dados gerais


...
Revisões
...
redações
...
criterios revisados

Textos motivadores:

Em 2015, Elie Horn, dono da Cyrela, a maior construtora e incorporadora do país, decidiu doar 60% do seu patrimônio pessoal, estimado em US$ 1 bilhão (R$ 3,9 bilhões), para causas sociais.

Neste ano, ele e sua mulher Suzan ocuparam juntos o palco no painel "A Filantropia como Valor Familiar", quando fizeram dois novos anúncios de impacto: a criação no Brasil de um clube de bilionários filantropos nos moldes do fundado por Bill Gates e Warren Buffett nos Estados Unidos, o The Giving Pledge; e o apoio ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

No caso da versão verde-amarela do clube de filantropos, a entrada para o time dos grandes doadores nacionais começa com a garantia de que 20% do bens serão doados em vida. Para fazer parte do time original, encabeçado pelo dono da Microsoft, os integrantes se comprometem a doar pelo menos 50%.

Elie e Suzy foram além. "Queria doar 100%. No começo, minha mulher não gostou muito, mas depois aceitou 60%", explicou ele, no ano passado, e voltou a repetiu no Fórum 2016.Suzy fez logo questão de esclarecer: "Eu só disse que 60% talvez seja muito, mas 50% tudo bem", emendou ela, provocando risos na plateia, que reservou muitos aplausos ao casal por encampar a causa de fomentar a cultura de doação no Brasil.

Para ser exemplo para outros bilionários brasileiros, Suzy e Elie relataram como foi o processo de decisão de abrir mão de cifras na casa dos bilhões de reais e a reação dos três herdeiros.

"Elie sempre se importou com filantropia, em fazer o bem. Acreditamos que quando se dá dinheiro o que estamos fazendo é restituir a justiça no mundo", declara Suzy. "Eu não escolhi nascer no Chile, ser mulher ou judia. Nosso livre-arbítrio é só um: fazer o bem ou fazer o mal."

Fonte: https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/filantropia-um-exemplo-a-ser-seguido.htm

Escreva Revise