Em São José dos Campos (SP), no dia 22 de fevereiro de 2016, um estudante de 18 anos foi violentamente agredido com pauladas, socos e pontapés, na saída da escola. Motivo: ele é homossexual. Apesar de abominável, o fato não chega a ser inédito. A propósito, uma pesquisa recente revelou que cerca de 20% dos alunos de vários Estados brasileiros não querem ter colegas homossexuais, travestis, transsexuais ou transgêneros.
Adaptado de: https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm
Em São José dos Campos
(SP), no dia 22 de fevereiro de 2016, um estudante de 18 anos foi
violentamente agredido com pauladas, socos e pontapés, na saída da
escola. Motivo: ele é homossexual. Apesar de abominável, o fato não
chega a ser inédito. A propósito, uma pesquisa recente revelou que cerca
de 20% dos alunos de vários Estados brasileiros não querem ter colegas
homossexuais, travestis, transexuais ou transgêneros.... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm?cmpid=copiaec
Em São José dos Campos
(SP), no dia 22 de fevereiro de 2016, um estudante de 18 anos foi
violentamente agredido com pauladas, socos e pontapés, na saída da
escola. Motivo: ele é homossexual. Apesar de abominável, o fato não
chega a ser inédito. A propósito, uma pesquisa recente revelou que cerca
de 20% dos alunos de vários Estados brasileiros não querem ter colegas
homossexuais, travestis, transexuais ou transgêneros.... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm?cmpid=copiaecola
Em São José dos Campos
(SP), no dia 22 de fevereiro de 2016, um estudante de 18 anos foi
violentamente agredido com pauladas, socos e pontapés, na saída da
escola. Motivo: ele é homossexual. Apesar de abominável, o fato não
chega a ser inédito. A propósito, uma pesquisa recente revelou que cerca
de 20% dos alunos de vários Estados brasileiros não querem ter colegas
homossexuais, travestis, transexuais ou transgêneros.... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm?cmpid=copiaecola
Em São José dos Campos
(SP), no dia 22 de fevereiro de 2016, um estudante de 18 anos foi
violentamente agredido com pauladas, socos e pontapés, na saída da
escola. Motivo: ele é homossexual. Apesar de abominável, o fato não
chega a ser inédito. A propósito, uma pesquisa recente revelou que cerca
de 20% dos alunos de vários Estados brasileiros não querem ter colegas
homossexuais, travestis, transexuais ou transgêneros.... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm?cmpid=copiaecola
Em São José dos Campos
(SP), no dia 22 de fevereiro de 2016, um estudante de 18 anos foi
violentamente agredido com pauladas, socos e pontapés, na saída da
escola. Motivo: ele é homossexual. Apesar de abominável, o fato não
chega a ser inédito. A propósito, uma pesquisa recente revelou que cerca
de 20% dos alunos de vários Estados brasileiros não querem ter colegas
homossexuais, travestis, transexuais ou transgêneros.... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm?cmpid=copiaecola
Em São José dos Campos
(SP), no dia 22 de fevereiro de 2016, um estudante de 18 anos foi
violentamente agredido com pauladas, socos e pontapés, na saída da
escola. Motivo: ele é homossexual. Apesar de abominável, o fato não
chega a ser inédito. A propósito, uma pesquisa recente revelou que cerca
de 20% dos alunos de vários Estados brasileiros não querem ter colegas
homossexuais, travestis, transexuais ou transgêneros.... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm?cmpid=copiaecola
A noção de tolerância que temos hoje tem raízes no Iluminismo. Em 1689, o filósofo inglês John Locke (1632-1704) escreveu a Carta sobre a Tolerância, que trouxe importantes argumentos na defesa da tolerância. Naquela época, eram comuns massacres recíprocos entre católicos e protestantes na Europa. Na Carta, Locke defende a preservação de certos direitos dos indivíduos e afirma que os homens não têm o direito de infligir tortura por motivo religioso. Locke rejeita a conversão da fé à força. Ele acredita que ninguém pode mudar sua fé pelo simples comando de outro. Para ele, as perseguições religiosas provocam ainda mais intolerância. Por outro lado, o respeito pela consciência alheia disseminaria a paz na sociedade.
As reflexões dos filósofos iluministas influenciaram a criação de leis que reconhecem todos como iguais. Após a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a ONU assinou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. O primeiro artigo da Declaração diz que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Os indivíduos têm direitos porque são seres humanos, e não por sua condição social. A Constituição brasileira também assegura que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza e garante aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Adaptado de: https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm
A tolerância acontece quando existe uma convivência respeitosa entre as diferenças. Já a intolerância é um comportamento que se materializa pela violência física ou simbólica. Trata-se de uma violência que é usada no cotidiano contra pessoas e povos, baseada na dificuldade de entender e aceitar as diferenças. Ela pode ser étnica, política, de gênero, de classes, religiosa, sexual, cultural e social. O desafio do mundo contemporâneo é o de que todas essas identidades consigam conviver juntas em paz.
Adaptado de: https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm
A tolerância acontece
quando existe uma convivência respeitosa entre as diferenças. Já a
intolerância é um comportamento que se materializa pela violência física
ou simbólica, motivada pelo ódio ao outro. Trata-se de uma violência
que é usada no cotidiano contra pessoas e povos, baseada na dificuldade
de entender e aceitar as diferenças. Ela pode ser étnica, política, de
gênero, de classes, religiosa, sexual, cultural e social. O desafio do
mundo contemporâneo é o de que todas essas identidades consigam conviver
juntas e em paz. ... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm?cmpid=copiaecola
A tolerância acontece
quando existe uma convivência respeitosa entre as diferenças. Já a
intolerância é um comportamento que se materializa pela violência física
ou simbólica, motivada pelo ódio ao outro. Trata-se de uma violência
que é usada no cotidiano contra pessoas e povos, baseada na dificuldade
de entender e aceitar as diferenças. Ela pode ser étnica, política, de
gênero, de classes, religiosa, sexual, cultural e social. O desafio do
mundo contemporâneo é o de que todas essas identidades consigam conviver
juntas e em paz. ... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm?cmpid=copiaecola
A tolerância acontece
quando existe uma convivência respeitosa entre as diferenças. Já a
intolerância é um comportamento que se materializa pela violência física
ou simbólica, motivada pelo ódio ao outro. Trata-se de uma violência
que é usada no cotidiano contra pessoas e povos, baseada na dificuldade
de entender e aceitar as diferenças. Ela pode ser étnica, política, de
gênero, de classes, religiosa, sexual, cultural e social. O desafio do
mundo contemporâneo é o de que todas essas identidades consigam conviver
juntas e em paz. ... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm?cmpid=copiaecola