Tema da redação

Esperança

Nos dias de hoje, ter esperança é lutar pela concretização de projetos pessoais, ou significa alimentar utopias? A dissertação pressupõe reflexão acerca do tema proposto, a definição de um ponto de vista e a sustentação deste mediante argumentos consistentes. Desenvolva sua redação, posicionando-se frente à questão proposta no tema.



Dados gerais


...
Revisões
...
redações
...
criterios revisados

Textos motivadores:

Historicamente, foi o Renascimento que inaugurou uma perspectiva cultural centrada no homem e na sua ilimitada capacidade de renovar-se. A ciência, a cultura e as artes atuaram como coadjuvantes da euforia provocada pelas grandes descobertas científicas e pelas conquistas ultramarinas, revitalizando as esperanças do ser humano.
A modernidade assinala uma revolução industrial e cultural que realimenta sem parar a demanda tecnológica. Computadores permitem, hoje, através da internet e da comunicação sem fronteiras, a circulação de riquezas, a simultaneidade das informações, encurtando distâncias e transformando o mundo numa aldeia global.
Ao mesmo tempo, parece estar triunfando uma espécie de pensamento único, que tende a homogeneizar as aspirações e as ações do indivíduos, levando-os a se comportar de acordo com os padrões sociais do momento e, por vezes, a se acomodar e a abandonar os próprios sonhos.

Fonte; https://www.ufrgs.br/textecc/porlexbras/escrevendo/temaderedacao2004.php

Albert Camus diz, à luz de sua concepção, o que significa ter esperança: Já se disse que as grandes ideias vêm ao mundo mansamente, como pombas. Talvez, então, se ouvirmos com atenção, escutaremos, em meio ao estrépito de impérios, e nações, um discreto bater de asas, o suave acordar da vida e da esperança. Alguns dirão que tal esperança jaz numa nação; outros, num homem. Eu creio, ao contrário, que ela é despertada, revivificada, alimentada por milhões de indivíduos solitários, cujos atos e trabalho, diariamente, negam as fronteiras e as implicações mais cruas da história. Como resultado, brilha por um breve momento a verdade, sempre ameaçada, de que cada e todo homem, sobre a base de seus próprios sofrimentos e alegrias, constrói para todos.

Acalentamos a esperança de concretizar projetos de vida, esperamos conquistar um lugar na universidade, no mercado de trabalho, construir relações afetivas. Sonhamos com um futuro melhor para nós, para nossa família e para a sociedade em que vivemos. Esperamos ser felizes... E a realidade que nos cerca ainda permite ter essas esperanças?

Fonte; https://www.ufrgs.br/textecc/porlexbras/escrevendo/temaderedacao2004.php

Escreva Revise