Sua redação tem de ser dissertativa e versar sobre o tema: O que é mais importante para você: vivenciar situações racionalmente previsíveis ou vivenciar outras que o surpreendam e despertem sua emoção? Ao escrever seu texto, analise o tema proposto, estabeleça um ponto de vista e selecione ideias que sustentem a argumentação pretendida. Os dados que seguem objetivam auxiliá-lo na contextualização do assunto.
A emoção brinca com o tempo, mas é sempre avessa ao chronos, por sua previsibilidade. A emoção se alia à musicalidade de kairós, que vive de surpresas e mede a vida pelas batidas do coração. Kairós desconsidera o passado e o futuro, ele é presente puro... Por isso, emoção!
Adaptado de: O amor que acende a lua, Rubem Alves.
A palavra emoção, por sua origem latina, vincula-se à ideia de movimento. Seu significado provém da junção de dois elementos: ex, prefixo que quer dizer ‘para fora’, e motio, que corresponde a movimento, ação, comoção, gesto. Parte das línguas indo-europeias adotou, por empréstimo, a significação original de ‘agitação popular’, ou ‘desordem’; a partir do século XVII, a palavra emoção passa a ser entendida também como agitação da mente ou do espírito, e, mais tarde, no século XIX, é adotada com esse mesmo sentido pela comunidade científica, em especial na linguagem da psicologia.
Fonte: http://www.ufrgs.br/textecc/porlexbras/escrevendo/temaderedacao2007.php
Na sua trajetória, o homem aprendeu que é necessário conviver em harmonia na sociedade de que participa; por isso, vem buscando o equilíbrio entre razão e emoção. Nessa evolução, ele teve que desenvolver agilidade de raciocínio e capacidade para atender às demandas instintivas e emocionais; precisou aprimorar habilidades para argumentar de forma sensata com seus semelhantes, para produzir conhecimentos, estabelecer colaboração e defender conceitos como altruísmo, felicidade, respeito, afeição e solidariedade, entre outros. Em consequência, tornou-se um ser capaz de preservar seus sentimentos mais nobres e de se emocionar diante da vida...
Fonte: http://www.ufrgs.br/textecc/porlexbras/escrevendo/temaderedacao2007.php
Hoje em dia, a vida parece adotar rotinas esquematizadas que se repetem, e o ser humano tem necessidade de vivenciar experiências que suscitem reações e atitudes diante das quais ainda possa se emocionar. O êxito pessoal – afetivo e profissional – do indivíduo continua atrelado ao seu núcleo emocional, o que contribui para consagrar suas conquistas e lhe permite avaliar quais valores são realmente significativos para alicerçar sua autoconfiança.
Fonte: http://www.ufrgs.br/textecc/porlexbras/escrevendo/temaderedacao2007.php