Coerência aos argumentos.

É a ligação lógica entre as ideias do texto. Um texto com coerência apresenta argumentos que fazem sentido juntos, não se contradizem e apoiam a tese (opinião do autor). Os argumentos utilizados ao longo do texto precisam conversar entre si e reforçar o mesmo ponto de vista.

Para manter a coerência, sempre pergunte:

“Esse argumento realmente apoia minha opinião principal?”

“Ele se conecta bem com os outros argumentos que usei?”

Confira os exemplos:

Exemplo sem coerência: "A falta de acessibilidade nas empresas dificulta a inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, a pressão por produtividade prejudica os trabalhadores em geral, que precisam cumprir metas cada vez mais altas. Por isso, é essencial que o governo promova ações para reduzir a desigualdade de gênero no ambiente profissional."


Exemplo com coerência:  "A falta de acessibilidade nas empresas é um dos principais obstáculos à inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, o preconceito estrutural ainda presente na sociedade faz com que muitas organizações deixem de reconhecer o potencial desses profissionais. Dessa forma, a exclusão não é apenas física, mas também simbólica, o que reforça a necessidade de políticas públicas eficazes para garantir igualdade no ambiente de trabalho."

Assista ao vídeo abaixo produzido pelo projeto RevisãoOnline com o intuito de auxiliar você na revisão do critério "Coerência aos argumentos":